ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Incêndio em vegetação

O 4º Grupamento de Bombeiro alerta sobre risco de incêndios em vegetação

Sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Visualizada 72 vezes

Conforme dados levantados pelo 4ºGB, percebe-se que há um aumento expressivo deste tipo de incêndio se comparado ao mesmo período do ano passado em virtude do longo período sem chuva


O incêndio em vegetação é um fogo descontrolado que ocorre em terreno florestal, silvestre ou agropastoril com capacidade de ganhar tamanho ou mudar de direção muito rapidamente, causando danos ambientais, colocando em risco edificações e até mesmo em risco a vida das pessoas.

Como ele inicia?
Nas estações de outono e inverno há uma diminuição significativa das chuvas que, em conjunto com a incidência de geadas deixam a vegetação mais seca, facilitando o início e a propagação de um foco de incêndio. Outros fatores como velocidade e direção do vento (que pode transportar fagulhas), topografa acidentada, baixa umidade relativa do ar e a temperatura do ar contribuem para incidência e propagação desse tipo de incêndio. Na maioria das vezes o incêndio é provocado pela ação humana com fogueiras mal apagadas, descarte de cigarros em locais inapropriados, queima de entulho, queima para limpeza de terreno, queda de balão e incendiários.

Danos que podem causar:
Danos ambientais, intoxicação pela fumaça, queimaduras, risco de propagação para edificações causando destruição, baixa visibilidade em ruas e rodovias, causando risco ao trânsito.

Dicas para evitar e minimizar o dano:
Manter o terreno limpo para evitar que o fogo se alastre para as edificações; Confecção de aceiros (faixas livres de vegetação distribuídas através de área conforme necessidade de proteção, com largura de no mínimo 5m, podendo chegar a 50m).

O que se deve fazer ao avistar um incêndio ambiental?
Caso se depare com um incêndio em vegetação de pequeno porte, até 30 centímetros de altura, pode-se apagá-lo com água ou mesmo com a utilização de abafadores feitos de galhos de árvores. Entretanto, se o fogo já está muito alto ou consumindo uma extensão muito grande de vegetação deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone de Emergência 193 e informar seu nome, número de telefone, onde é o incêndio, um ponto de referência, a proporção do incêndio, a direção do vento, se há casas próximas ao incêndio e se há pessoas feridas ou em perigo.

Legislação sobre o assunto:
Causar incêndio é crime sob pena de reclusão e de multa de acordo com o Código Penal Brasileiro. Há também a Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) e o Código Florestal que dispõem sobre sanções penais e administrativas para condutas lesivas ao meio ambiente, inclusive na forma culposa.

Fonte: 4 º Grupamento de Bombeiros

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias


Última Atualização do site:  18/09/2019 18:14:32