ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde

UBS do Jardim Vera Lúcia oferece consultas em horário diferenciado

Terça-feira, 08 de outubro de 2019

Visualizada 349 vezes

Somente nos meses de maio, junho, julho e agosto foram realizadas 4.028 consultas na unidade.


A Unidade Básica de Saúde Nathalia Buchinger localizada no Jardim Vera Lúcia em Corbélia também passou a oferecer horário diferenciado para a população atendida pela UBS. Antes, os moradores, que precisavam muitas vezes faltar no trabalho ou até ficar sem atendimento por conta do horário, agora tem a oportunidade de serem atendidos até às 21h.

A iniciativa partiu da mesma lógica das UBS do Ouro Verde do Piquiri que também atende com o horário estendido.

A alta procura por atendimento por parte de trabalhadores no Pronto Atendimento Municipal – PAM, trouxe a preocupação para a secretaria de saúde, que desde março, passou a disponibilizar efetivo para que a unidade no Jardim Vera Lúcia  funcione todos os dias até a noite.

A enfermeira coordenadora da unidade, Camila Huber Zanatta, mostra bons resultados nestes seis meses de atendimento estendido na UBS.  Somente nos meses de maio, junho, julho e agosto foram realizadas 4.028 consultas na unidade.

“Conseguimos atender a maioria dos pacientes que procuram a unidade. Temos 22% de agenda e 78% dos atendimentos são demanda espontânea no dia, isso facilita muito a resolução dos quadros agudos dos pacientes e principalmente a humanização do atendimento”.

São três clínicos gerais que atendem na UBS: um em horário normal e dois no horário diferenciado, de segunda a sexta-feira. Para o acolhimento da população na unidade, são disponibilizadas duas técnicas de enfermagem.

O atendimento em um horário em que a maioria dos moradores não estão trabalhando, também reflete dentro dos consultórios. O Dr. Thiago Thronicke Ribeiro Maran está entre os Clínicos Gerais que realizam consultas depois das 18h. Para ele, a humanização no atendimento ao paciente é importantíssima para recuperação.

“O horário estendido tem um papel importante no atendimento, uma vez que existe um tempo de cobertura maior para ouvir, compreender, aconselhar, entender as queixas e necessidades dos pacientes, apresentando mais resultados na resolutividades dos casos.”

A Secretária de Saúde, Cleide Terezinha dos Santos Messias conta que a decisão de fazer o trabalho diferenciado na unidade foi pela demanda da região, que é a mais carente em relação à saúde, e também possui a população maior.

Na UBS, psicólogo e nutricionista também atendem a população em horário estendido, com agendamento por telefone. Nas segundas-feiras ocorre o atendimento de nutrição, e nas quartas, de psicologia. “Tem um trabalho bem intenso em relação à saúde mental, com um dos médicos, ele faz bastante o acolhimento para pacientes que já passa para a psicóloga, e tem grupos de atendimentos”, explica a secretária de saúde.

A odontologia também tem espaço para atendimento noturno. Nas terças e quintas-feiras, os moradores podem fazer o agendamento para procedimentos com o dentista.

São atendidos mais de 1200 pacientes por mês na unidade, com o horário diferenciado, ou seja, uma média de 300 moradores que passam pela UBS por semana desde junho.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal de Saúde   

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias


Última Atualização do site:  12/11/2019 16:44:47